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INFRAESTRUTURA
Na última década, transporte aéreo registrou crescimento 3,5 vezes maior do que o PIB

 

Na última década, a cada 100 brasileiros, 55 voaram pelo menos uma vez. Não por acaso, o crescimento médio anual do transporte aéreo doméstico no Brasil nesse período representou mais de 3,5 vezes o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País e mais de 14 vezes o crescimento da população, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O último anuário publicado pela agência reguladora mostra que, em 2012, a quantidade de passageiros pagos transportados foi de 100 milhões. A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros mais do que triplicou nos últimos dez anos, em termos de passageiros-quilômetros pagos transportados, com alta de 234% entre os anos de 2003 e 2012 e com crescimento médio de 14,35% ao ano no período. O mesmo índice mais do que dobrou quando considerados os voos internacionais com origem ou destino no Brasil.

Esses números dão a ideia do tamanho do desafio do sistema em operação, assim como do potencial de crescimento desse mercado no País. O Brasil é o quarto maior mercado do mundo em voos domésticos, atrás de Estados Unidos, China e Japão, segundo a Organização de Transporte Aéreo Internacional (IATA).

O investimento para a implantação dos aeroportos regionais é de R$ 7,3 bilhões. Desse montante, o investimento total da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), de responsabilidade da Infraero, é de R$ 5 bilhões destinados a 21 aeroportos.

Copa do Mundo

Os 12 principais aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo receberam investimentos de R$ 3,3 bilhões, que visam ampliar a capacidade de recepção de passageiros em 81%.

Dos investimentos do PAC, R$ 400 milhões foram utilizados pela Infraero para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Antonio Carlos Jobim (Galeão), preparando-o tanto para atender a demanda da Copa como aquela prevista para 2016.

Antes das obras (que já teve etapas concluídas e entregues), o Galeão tinha capacidade para atender 17,4 milhões de passageiros ao ano. A demanda prevista para 2014 é de 18,9 milhões de passageiros/ano. Com a conclusão dos trabalhos no Terminal 2, por exemplo, o Galeão poderá receber 30,4 milhões de passageiros ao ano.

Toda essa infraestrutura vai perdurar, proporcionando à população o maior acesso aos serviços aéreos de qualidade, preparando também o País para receber outro importante evento esportivo mundial: as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Fontes: Anac, Infraero e McKinsey&Company

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